Memorias auditivas: una cartografía sonora del Mercado San Roque

instalação sonora para 4 alto falantes (sistema quadrifônico)


"Grabar la calidad sonora del Mercado San Roque y presentarla al público, trabajada y descontextualizada, es componer un punto de partida de la perspectiva que busca propiciar otras significaciones de los lugares, (re)constituciones de memorias, arreglo de dinámicas y sus especificidades."

 

Memorias auditivas foi uma instalação sonora exibida no Centro de Arte Contemporáneo de Quito como  resultado do programa de residência artística ArteFatcto Sonoro em Equador.

 

Centro de Arte Contemporáneo

Quito

Equador

outubro de 2018.
 

Um ouvir sobre o Mercado Central de Belo Horizonte

instalação sonora para 18 alto falantes


Um ouvir sobre o Mercado Central de Belo Horizonte nasceu do desejo de viver e apreender o Mercado tendo como ponto de partida, os sons que o compõem. o seu peculiar mapa interno, favorece leituras das mais diversas para a produção de significados que o constroem. dentre estas várias possibilidades de produções, a pesquisa de Daniel propôs (re)compor o Mercado Central a partir de uma percepção artística elaborada a partir de sua cartografia sonora.

a instalação sonora exibida no Almeida Centro de Inspiração foi o projeto de finalização da tese de mestrado na Universidade do Estado de Minas Gerais.

 

Almeida Centro de Inspiração

Belo Horizonte

Brasil

outubro de 2017.
 

Zero Hidrográfico

performance/instalação sonora para 4 alto falantes (sistema quadrifônico)


performance/instalação sonora criada a partir da obra “Zero Hidrográfico” da dupla Gisela Motta e Leandro Lima que foi exibida entre os meses de março e abril de 2016 nos porões da Red Bull Station em São Paulo.

gravações de campo de como encontramos águas em seus diversos contextos nas cidades - "rios enclausurados" (aqui uma menção ao lindo trabalho de Marco Scarassatti), bicas, pingos, chuvas, tubulações e várias outras maneiras de escutá-las - manipuladas, "tocadas" e improvisadas pelxs colaboradorxs. Daniel espacializou todos os sons em tempo real em um sistema de 4 alto falantes. 

 

em parceria com xs artistas sonorxs, Bruno Abdala (Propósito Recs e Kinah Hamilton), João Millet Meirelles (Baiana System e Infusão), Paula Rebellato (Rakta e Acavernus) e THNGMJX, a performance/instalação foi um dos resultados da residência artística Pulsø na Red Bull Sataion em São Paulo.

Red Bull Station

São Paulo

Brasil

abril de 2016.

Floresta Sonora - O Que Queremos Para o Mundo?

instalação sonora para 2 alto falantes (sistema estéreo)


sensores em uma samambaia conseguem "sentir" quando pessoas passam por suas folhas. a instalação "Floresta Sonora" é uma das partes que compõe a exposição "O Que Queremos Para o Mundo?". OQQPM? circulou por várias cidades, escolas e Centros Culturais do Brasil.
 

Espaço Cultural Correios

Juiz de Fora

Brasil

novembro de 2015.
 

Reações Visuais

instalação audiovisual para 3 telas (projeção) & 4 alto falantes (sistema quadrifônico)


software de análise espectral sonora, transforma ruídos da cidade em imagens digitais da Mata Atlântica. em termos técnicos, ondas sonoras podem ser captadas e representadas visualmente por diferentes métodos, como uma operação matemática que decompõe o sinal em suas frequências constituintes.

a instalação Reações Visuais é uma parceria com o arquiteto Leandro Araújo e foi exibida através do programa Rumos Arte Cibernética no Itaú Cultural.

Itaú Cultural

São Paulo

Brasil

julho de 2011.
 

  • Grey Bandcamp Ícone
  • Grey SoundCloud Ícone
  • Grey Spotify Ícone
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Grey Twitter Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Ícone do Vimeo Cinza
  • Ícone cinza LinkedIn